domingo, abril 24, 2011

Coletes de arrefecimento - 2ª parte

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Um colete de arrefecimento americano, vendo-se a ligação

O modelo destinado às tripulações de voo da Força Aérea Inglesa (RAF) e às forças especiais da Marinha Real (SBS) é feito de nomex, um material incombustível, e está coberto de finas tubagens que podem ser ligadas a uma bomba.

No fundo, é um sistem semelhante ao anteriormente usado pelos fatos de voo pressurizados VKK-6, de origem soviética, que permitiam aos pilotos voos estratosféricos em aviões cuja pressurização e aquecimento do habitáculo era defeciente ou inexistente.

Os coletes são ligados a uma bomba de ar, que faz circular ar frio pelos tubos, ou a uma bomba de água, que fará circular água quente, uso típico em termos navais quando utilizado pelo SBS, pelo que têm uma interessante flexibilidade de uso.

Naturalmente, este conceito implica a ligação a um equipamento, pelo que carece de verdadeira autonomia, mas apresenta a vantagem de ser confortável, relativamente barato, e de facilmente adaptável a uso em veículo, bastando proceder a uma alteração na tubagem de aquecimento e arrefecimento.

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