segunda-feira, julho 18, 2011

Bombeiros alemães vão combater incêndios florestais em Vila Real - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um fogo florestal em Portugal

Mais uma vez, tal como aconteceu em 2005 e 2006, bombeiros alemães das corporações de Osnabrück e da Organização Não Governamental (ONG) europeia @fire, sedeada na mesma cidade, vão participar no combate aos incêndios florestais em Vila Real.

Num ano em que o dispositivo está enfraquecido comparativamente com anos anteriores e num distrito onde o número de ocorrências é elevado e o combate particularmente difícil, decorrendo numa zona montanhosa e pouco acessível, este reforço revela-se de especial importância.

A redução de perto de 11% nos efectivos não será completamente compensada pela presença dos bombeiros alemães, mas a experiência destes voluntários que intervieram em catástrofes naturais como as da Tailândia, Haiti ou Paquistão, e que já partilharam experiências com os bombeiros de Vila Real no passado, é da maior importância.

Hoje, 2ª feira, a câmara de Vila Real assina o protocolo de cooperação institucional com a organização alemã @fire, Resposta Internacional a Desastres Naturais, que traduz na prática a relação de amizade e cooperação com o município alemão de Osnabrück, com o qual tem mantido este relacionamento há perto de três décadas.

Sem comentários: