segunda-feira, outubro 24, 2005

Alerta público contra o encerramento da APIF


Image Hosted by Imageshack
Site da Câmara de Miranda do Corvo

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo, através de comunicado que transcrevemos parcialmente, alerta para a possível extinção da APIF.

Consta que o Governo tenciona encerrar a Agência Nacional para a Prevenção dos Incêndios Florestais (APIF).

Esta agência foi criada pelo Governo de Durão Barroso em Abril de 2004, tendo a mesma iniciado funções em Agosto de 2004.

A APIF está sedeada em Miranda do Corvo, na Zona do Pinhal, próxima da Universidade de Coimbra e equidistante de Lisboa e do Porto.

Depois da catástrofe dos incêndios florestais de 2005 tornou-se mais evidente que o país tem de apostar na prevenção dos incêndios e que não basta gastar dinheiro no seu combate.

O investimento na prevenção dos incêndios aumenta a riqueza nacional. A aposta prioritária no combate, com gastos excepcionais de dinheiro, empobrece o país.

É um absurdo político que o Governo pretenda encerrar a APIF.

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo já pediu audiências ao Primeiro-Ministro, ao Ministro da Agricultura e ao Ministro da Administração Interna, alertando-os para este grave erro estratégico.

A APIF deve ver aumentadas as suas competências e ver reforçada a sua capacidade de intervenção, para poder ter uma actividade mais eficaz.

A Câmara Municipal vai apelar a todos os partidos políticos com assento na Assembleia da República para que impeçam este erro estratégico do Governo.

Vieram as chuvas mas os incêndios vão continuar em 2006.

É no Inverno que se deve planear a prevenção
.

Sabemos que o Partido Ecologista "Os Verdes" já solicitou explicações no Parlamento relativamente a esta questão.

Embora a actual disseminação de agências e autoridades possa ser contraproducente, a APIF, devido ao perfíl científico dos seus membros, tem uma especial capacidade de intervenção baseada na credibilidade das suas propostas.

Sem comentários: