quinta-feira, outubro 27, 2005

Barra para cintos de segurança para Série 3


Image Hosted by Imageshack
Barra para cintos de segurança

Este modelo de barra para cintos de segurança, adquirido em Inglaterra através do EBay, é, segundo nos foi dito, proveniente de um Série 2A ou 3 em versão militar com soft-top, notando-se várias diferenças em relação ao modelo actualmente instalado nos Defender.

Como particularidade, é totalmente construida em tubo com um diâmetro de 2.5 cm, com excepção dos suportes, sendo aparafusada em 4 pontos no topo da paredes laterais da caixa de carga logo atrás do habitáculo.

Possui dois orifícios roscados para o cinto na sua parte superior numa peça em angulo recto que permite uma fácil adaptação para outros fins

Apesar da sua rigidez e baixo custo, esta barra tem o óbvio inconveniente de ser completamente incompatível com o hard-top excepto se pensarmos em alterações que se podem revelar algo complexas e, provavelmente, injustificáveis.


Image Hosted by Imageshack
Detalhe da barra para cintos de segurança

Esta barra terá ainda uma segunda função, a de suportar o "hi-lift", bastando para tal colocar dois parafusos longos no local apropriado, de forma a poder segurá-lo com um par de porcas de orelha, evitando assim o sempre dispendioso suporte que é habitual adquirir.

A nossa opção será, em princípio, a de furar na peça vertical em cuja superfície horizontal é aparafusado o cinto, de modo a que o "hi-lift" fique numa posição paralela e a nível inferior relativamente à barra.

Esta disposição, com a inclusão do suporte do "hi-lift", obriga, naturalmente, a prescindir do suporte de colocação interior do pneu sobressalente, com a necessidade de o deslocar ou para o capot ou para a porta traseira, aumentando assim o espaço interior disponível, que nunca é muito num Série curto como o nosso.

Estas modificações serão efectuadas após a instalação da barra o que, conforme mencionado anteriormente, será efectuado quando o tempo justificar a remoção do hard-top e obrigar à recolocação dos cintos de segurança.

Sem comentários: