quinta-feira, junho 15, 2006

Ainda a bandeira do Expresso-Espírito Santo


Image Hosted by Imageshack
Bandeira do Expresso-Espírito Santo com alusão a Portugal

Foi com algum alívio que ouvimos as palavras de José Pacheco Pereira, durante o programa Quadratura do Círculo da SIC, criticar aquilo que não se pode chamar uma bandeira portuguesa.

Obviamente, para a esmagadora maioria de quem a ostenta, tal não corresponde a qualquer óbice, dado ser equiparada à bandeira de um clube desportivo que neste acaso, quase como que por coincidência, é a Selecção Nacional.

Curiosamente, em Viseu, a PSP apreendera uma centena de bandeiras por incluiram frases publicitárias, tendo o Governador-Civil criticado quem utiliza desta forma um símbolo nacional, chegando-se a falar de "ultrage".

Em contrapartida, perante as inúmeras bandeiras distribuidas na última edição do Expresso, que deviam ser tratadas da mesma forma, não houve qualquer reacção pública até ao programa ontem transmitido.

Lamentamos que, neste caso como em tantos outros, haja dois pesos e duas medidas, e que seja um crime vender uma centena de bandeiras com menções publicitárias, mas já não o seja se forem muitos milhares a ser distribuidas com um jornal.

Felizmente, ainda há quem pense como nós e tenha os meios para transmitir a mensagem a um público numeroso.

1 comentário:

Anónimo disse...

Podemos ler nas regras que regem o uso da Bandeira Nacional que "em actos públicos a Bandeira Nacional, quando não se apresente hasteada, poderá ser suspensa em lugar honroso e bem destacado, mas nunca usada como decoração, revestimento ou com qualquer finalidade que possa afectar o respeito que lhe é devido."