segunda-feira, junho 12, 2006

Não há bandeiras grátis!


Image Hosted by Imageshack
Bandeira do Expresso-Espírito Santo com alusão a Portugal

Conforme anunciamos, a edição do Expresso de 10 de Junho, incluia o que era suposto ser uma bandeira portuguesa com 1.50 metros de largura.

Com surpresa nossa, o que supostamente seria uma autêntica bandeira nacional, inclui o logotipo do próprio jornal e do banco patrocinador, em grandes dimensões, acabando por desvirtuar o que seria uma iniciativa louvável.

Ao contrário de outra bandeira oferecida por alturas do Campeonato Europeu de Futebol e patrocinada pelo BPI, onde a menção ao banco era discretamente incluida na costura junto ao mastro, tornando-se quase invisível, a opção publicitária do Expresso e do Banco Espírito Santo desfigura este símbolo nacional e levanta mesmo algumas questões jurídico-legais que nos abstemos de comentar.

Mesmo sendo oferecida, a bandeira nacional não é suposto ser transformada em mero artigo publicitário, incluindo menções a instituições ou entidades que, mesmo tendo suportado os custos, não podem, por isso alterar a seu bel-prazer um dos símbolos da soberania.

Caso pretendam uma bandeira cuja utilização não permita esconder a menção publicitária, sugerimos a aquisição de uma de dimensões semelhantes, cujo preço ronda os € 3.00 e dispensa a referencia absurda a entidades que usam de forma abusiva um símbolo nacional.

Sem comentários: