quinta-feira, junho 15, 2006

Risco baixo de incêndio até dia 20


Image Hosted by ImageShack
São Pedro: o melhor meio de combate aos fogos

Devido às actuais condições meteorológicas, é previsível que a incidência de fogos florestais seja particularmente diminuta até ao próximo dia 20, contrastando com o período anterior, onde o risco médio de incêndio tinha sido superior ao registado em Junho de 2005.

A ajuda da meteorologia coincide com o período em que foram reforçados os meios aéreos disponíveis, com a antecipação da entrada em operação de três helicópteros e dois hidroviões, nesta altura são 22 os meios aéreos que integram o dispositivo, entre estes um da associação de empresas de celulose Afocelca.

Segundo as previsões, a menos que se voltem a verificar "um agravamento inesperado" das condições meteorológicas, todos os restantes meios, num total de 52 aeronaves, deverão entrar em funcionamento, como inicialmente previsto, a partir de 1 de Julho, dia em que se entra na "Fase Charlie" e onde o dispositivo atingirá o seu máximo de efectivos e meios.

Os dados ontem apresentados revelam que quase metade das ocorrências do último mês se concentrou entre os dias 4 e 11, período em que foram contabilizados 1.544 fogos e houve 109 missões de meios aéreos.

Com 749 ocorrências em todo o período de 15 de Maio a 11 de Junho, o Porto foi o mais massacrado na análise por distritos, seguindo-se Braga com 431 e Aveiro com 381 incidências.

Após termos assistido ao efeito de uma vaga de calor, com uma resposta deficiente por parte do dispositivo em áreas do concelho de Barcelos, a ajuda da meteorologia veio permitir uma benvinda acalmia, evitando o prolongamento do que parecia ser o início da época dos grandes incêndios florestais.

Mas, para além da boa notícia desta acalmia, existe uma contrapartida negativa, que resulta da extrema dependência do combate aos incêndios relativamente às condições meteorológicas, dando a entender que o dispositivo actual, correspondente à "Fase Bravo", não responde com a eficácia necessária.

À falta de melhor, S. Pedro continua a ser a nossa melhor ajuda.

Sem comentários: