quinta-feira, julho 27, 2006

Uma lição de História: "Puff the Magic Dragon"


Image Hosted by ImageShack
Imagem de "Puff the Magic Dragon"

Para muitos, "Puff, the Magic Dragon" não será mais do que o título de uma música do grupo "Peter, Paul and Mary", mas houve um avião de ataque, feito a partir de um velho aparelho de transporte, que adoptou o mesmo nome e operou com sucesso na guerra do Vietnam.

Baseado num C-47, o velho "Dakota" que já fora usado durante a 2ª Guerra Mundial como transporte de tropas e material, a introdução de armamento transformou-o no modelo de ataque ao solo AC-47, com a particularidade de as armas estarem apontadas para o lado esquerdo do aparelho.

A disposição do armamento destinava-se a permitir ao aparelho efectuar voos circulares mantendo a pontaria para o mesmo ponto central, que seria saturado com o poder de fogo das armas instaladas, sem que o AC-47 alguma vez estivesse na vertical do alvo.


Image Hosted by ImageShack
Fotografia de "Puff the Magic Dragon"

Num aparelho de combate aos incêndios florestais, esta disposição apresenta vantagens a três níveis essenciais.

Sendo projectada, por acção de um sistema de ar comprimido ou outro, e não largada por gravidade existe uma maior concentração do jacto sobre a zona a atingir.

Talvez ainda mais relevante seja o facto de, sendo dirigida lateralmente e não por cima das chamas, a evaporação ser particularmente reduzida, aumentando assim a carga útil do aparelho.

Finalmente, o facto de estar mais afastado de altas temperaturas e das projecções resultantes dos fogos, diminui o risco, facto que é realçado pela melhor visibilidade resultante do afastamento dos fumos.

Logicamente, não se pretende que as aeronaves de combate aos fogos florestais circulem o alvo, até porque as distâncias ou alcances dos jactos de água ou retardante não o permitem, mas o facto de poderem voar em maior segurança paralelamente às frentes de incêndio, corresponde a menores riscos e uma maior eficácia na sua utilização.

Sem comentários: