segunda-feira, julho 24, 2006

Bombeiros recolhem óleo usado para biodiesel


Image Hosted by ImageShack
Esquema de um equipamento de produção

Os bombeiros de Guimarães vão passar a usar nas suas viaturas biodiesel produzido a partir de óleos alimentares reciclados, pelo que estão a apelar ao contributo dos vimaranenses, para que não deitem fora óleos usados, mas sim num "oleoponto" instalado no seu quartel.

A partir de hoje, a corporação vimaranense desenvolve uma campanha de recolha de óleos alimentares, em parceria com o Centro para a Valorização de Resíduos, sedeado no "campus" de Azurém da Universidade do Minho, com o objectivo de transformar o óleo recolhido para a produção de biodiesel, que poderá ser utilizado como combustível nos carros de combate a incêndios da corporação.

"É simples colaborar", garantem os responsáveis dos bombeiros, salientando que para tal basta que qualquer pessoa resolva colocar o óleo usado num recipiente de plástico, sem necessidade de efectuar qualquer processo de filtração, e depois depositá-lo no "oleoponto".

Desta forma, salienta o Centro para a Valorização de Resíduos, além do aproveitamento do óleo, estamos perante uma iniciativa ecológica de redução da poluição nas redes de saneamento.

A iniciativa decorre no âmbito de um projecto de investigação que o Centro para a Valorização de Resíduos tem em curso e que envolve a Universidade do Minho, escolas e autarquias.

O Centro para a Valorização de Resíduos é uma instituição privada sem fins lucrativos que presta serviços de investigação, análise científica e aplicação de soluções reais na área da valorização de resíduos.

Sem comentários: