sábado, julho 29, 2006

Durante as férias, ligue 112 em caso de fogo florestal


Image Hosted by ImageShack
Uma autoestrada rodeada por árvores

Hoje é dia em que muitos portugueses começam as suas férias, dirigindo-se para longe das grandes cidades, rumo ao Sul ou ao Interior do País.

Para além do desejo de umas férias retemperadoras, recordamos que a detecção dos incêndios numa fase inicial é decisiva para o sucesso no combate, para o que o papel de todos, alertando as autoridades competentes, é essencial.

Recordamos que, embora o 117, número de alerta para incêndios florestais ainda responda, as chamadas são encaminhadas para o número nacional de emergência, o 112, de acordo com as normas europeias que prevêm a utilização de um número único.

Lembramos ainda que, nesta época e em determinadas áreas, há restrições de circulação, para as quais alertamos num texto anterior, e que os veículos que aí se encontrem, para além da devida autorização, devem estar equipados com dispositivos anti-chamas nos tubos de escape, de modo a reduzir a possibilidade de incêndio.

Assim, seja para o 117, seja para o 112, lembramos que o sucesso deste combate depende de todos e que ninguém pode ficar indiferente a esta tragédia que anualmente se abate sobre o nosso País.

A todos, umas boas férias!

Sem comentários: