quarta-feira, julho 26, 2006

"Há Fogo na Floresta"

A Editorial Caminho lançou o livro "Há Fogo na Floresta", da autoria das escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Pedro Mendes, direccionado ao público infantil.
"Trazem-nos duas histórias inéditas e ajudam-nos a defender a nossa floresta, com informações úteis sobre a sua protecção, os cuidados básicos para evitar incêndios e o que fazer para dar o alerta em caso de fogo ou qualquer outro tipo de ameaça. Um livro indispensável para toda a família que nos apresenta a vida da floresta portuguesa, as nossas plantas, os nossos animais e a vivência de todos."
Qualquer iniciativa que vá no sentido de educar os jovens desde cedo para a importância do ecossistema e que os desperte para o grave problema dos incêndios florestais só pode merecer o nosso louvor.

Só nos perguntamos porque razão são sempre os jovens a ser abordados quando se fala de assuntos como a poluição, o civismo, os fogos florestais, etc. Como se eles tivessem qualquer culpa pelos problemas que existem nessas áreas, ou tivessem eventualmente alguma responsabilidade acrescida de resolver esses problemas, que afinal são de todos nós e a todos nos afectam, não somente a eles. É talvez mais fácil admoestar os inocentes do que os culpados, mas também é mais inútil.

Sem comentários: