quinta-feira, julho 27, 2006

Beriev intervem num fogo em Ferreira do Zêzere


Image Hosted by ImageShack
Beriev Be 200 num exercício

Um incêndio em Dornes, concelho de Ferreira do Zêzere, mobilizava hoje, cerca das 15:30, 153 bombeiros, apoiados por meios aéreos e 43 viaturas, segundo o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).

No combate a este incêndio florestal no distrito de Santarém, o único por circunscrever em território nacional, participava, entre outros meios, o aerotanque pesado Beriev Be-200, que se abasteceu na barragem de Castelo de Bode, e estava a ser acompanhado no terreno pelo comandante Distrital de Santarém.

Esta é a segunda vez, que seja do nosso conhecimento, que obtemos relatos de uma intervenção do Be-200 e a primeira em que há relatos de um reabastecimento em operações deste aparelho que se encontra em testes entre nós num clima de secretismo que levanta justificadas dúvidas.

Também a lista de locais de reabastecimento continua por divulgar, sabendo-se que estes incluem as barragens da Aguieira, onde se verificou um acidente, e Castelo de Bode, local do último reabastecimento.

Dos relatos ou descrições das intervenções desta aeronave, continua por saber quantas descargas, como foram efectuado os reabastecimentos de água e quais os resultados operacionais da sua intervenção, de modo a que este processo seja transparente aos olhos de todos.

Este será um caso que continuaremos a acompanhar, tal como a selecção dos Kamov Ka-32 como helicópteros médios, não obstante não estarem certificados para transporte, dado que se exige total transparência em todos estes processos que estão avaliados em muitos milhões de euros.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostava de saber ( mas parece que é impossivel ) onde anda este aparelho a trabalhar ( ou mais dificil ainda, onde vai estar )para ver com os olhos o resultado.
Confesso que estou muito curioso.
Abraços e continuação de bom trabalho.
Paulo Gonçalves

Nuno Cabeçadas disse...

Caro Paulo
Tem sido e quase certamente vai continuar a ser um mistério, mas com a colaboração de todos quantos estão no terreno, alguma coisa se vai saber.
Pelo menos, é possível ir recolhendo algumas informações das intervenções e saber se, pelo menos, vai cumprindo a sua missão.
Um abraço e obrigado pela visita