terça-feira, julho 25, 2006

Almargem promove campo de trabalho internacional na fonte da Benémola


Image Hosted by ImageShack
Logo da Almargem

Entre 24 de Julho e 7 de Agosto, a Almargem irá dinamizar um campo de trabalho internacional no âmbito do Programa Mobilidade e Intercâmbio para Jovens promovido pelo Instituto Português da Juventude.

Este evento faz parte do leque de acções que esta associação procura regularmente desenvolver no Algarve em torno da conservação e divulgação dos seus valores ambientais, sendo neste caso o Sítio Classificado da Fonte da Benémola o alvo dessa atenção.

Durante um período de 15 dias, um grupo de 17 jovens, oriundos de vários pontos da Europa, irão instalar-se em Querença e daí partirão diariamente para a Benémola onde se envolverão directamente na realização de diversas actividades em torno da recuperação do seu património natural e construído.

Entre as acções programadas salientam-se a limpeza e remoção de vegetação invasora na ribeira (ex. canas), recuperação do antigo sistema de levadas de rega, recuperação de antigos trilhos pedestres, vigilância de fogos, sensibilização a visitantes, etc.

Paralelamente, procurar-se-á incutir no grupo de participantes o interesse pelas tradições da região através, nomeadamente, do contacto com actividades de artesanato, gastronomia, animação, entre outras.

Este projecto é financiado pelo Instituto Português da Juventude e conta desde já com várias parcerias, designadamente a Câmara Municipal de Loulé, a Fundação Viegas Guerreiro, a Casa do Povo de Querença, a Associação de Bem Estar dos Amigos de Querença e a Junta de Freguesia de Querença, entidades que, de diferentes formas, irão contribuir em muito para o pleno sucesso deste evento.

A iniciativa conta ainda com o apoio técnico da CCDR-Algarve e o financeiro de privados, designadamente da Toyota/Salvador Caetano.

Actualmente ainda estão por preencher algumas vagas neste campo de trabalho pelo que todos interessados em participar poderão obter mais informações junto do Instituto Português da Juventude através do 289 891820 ou do endereço ipj.faro@ipj.pt ou contactando directamente a Almargem através do endereço almargem@mail.telepac.pt.

Sem comentários: