terça-feira, dezembro 05, 2006

Licenciatura em Protecção Civil


Image Hosted by ImageShack
Fogo no interior de um armazém

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) vai começar ainda este ano a ministrar uma licenciatura em Protecção Civil, com a duração de três anos.

Esta nova licenciatura resulta de uma parceria entre a ENB e o Instituto Superior da Educação e Ciências, tendo o curso sido recentemente homologado pelo Ministério da Educação.

O curso tem saidas profissionais a nível dos gabinetes de Protecção Civil municipais, distritais e nacional, institutos a operar no sector, gabinetes de protecção e segurança de empresas e organismos de investigação.

Esta licenciatura vem cobrir uma área de formação onde se verificavam várias carências, mas a sua real valia vai sobretudo verificar-se no termo dos primeiros cursos, quando os novos licenciados tiverem a oportunidade de demonstrar o quanto aprenderam durante os três anos de formação.

Espera-se que, ao contrário do que sucede com muitas licenciaturas em Portugal, este curso tenha uma substancial componente prática, que permita uma fácil integração dos formandos numa área de actuação onde os erros tendencialmente se pagam caro, evitando assim acidentes com consequências desastrosas.

A ENB já demonstrou a sua experiência nesta área de formação, com um curso de pós-graduação em Gestão de Emergência com o objectivo de "proporcionar conhecimentos e perícias necessárias para o desempenho das funções de gestor de emergência" e que teve como destinatários técnicos e responsáveis com funções neste sector de actividade.

Para além destes cursos, a ENB formou, nos últimos anos, mais de 1.800 chefes de equipa de combate a incêndios florestais e só no ano passado deu formação a mais de 10.000 elementos.

A ENB existe há 11 anos e resulta de uma parceria entre o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), tendo centros de formação em Sintra, onde está sedeada, na Lousã, em Bragança, que sofre de vários problemas, e em São João da Madeira.

O orçamento da ENB é garantido por verbas do Estado, via SNBPC, no valor de 3.000.000 de euros, fundos comunitários e receitas próprias, que representam 14% do total.

Sem comentários: