sexta-feira, dezembro 08, 2006

Multímetro e busca-polos de 12V


Image Hosted by ImageShack
Multímetro: 5.50 euros

A recente necessidade de substituir as velas de aquecimento do nosso Land Rover S3 e de efectuar um conjunto de testes justificou a aquisição de algum equipamento capaz de verificar os circuitos eléctricos de um veículo.

Já dispunhamos de um multímetro, adquirido por um valor de 5.50 euros e que, provavelmente não tendo a precisão de modelos mais dispendiosos, incorpora um conjunto de funções que serão as essenciais.

Para além das funções de voltímetro e amperímetro, este modelo permite ainda testar díodos de vários modelos e resistências, havendo um modelo semelhante com capacidade para ler temperaturas.

As instruções, suficientemente detalhadas, vêm num inglês perceptível, não obstante alguns erros gramaticais que tornam algo dúbias algumas das frases mais complexas.


Image Hosted by ImageShack
Busca-polos de 12 volts: 0.75 euros

Igualmente útil e bastante mais barato, é a chave busca-polos de 12 volts, destinada a verificar a continuidade de ligações nos veículos automóveis mais comuns.

Trata-se do modelo mais tradicional, com um cabo terminado num crocodilo que se destina a prender a uma massa, após o que é possível com a ponta da chave pesquisar a continuidade de um dado circuito eléctrico.

Ambos os equipamentos foram adquiridos numa loja gerida por chineses, tendo até agora tido um desempenho perfeitamente aceitável, algo comum aos equipamentos eléctricos e electrónicos e que contrasta de forma flagrante com as ferramentas ou equipamentos mecânicos, cuja qualidade é, no mínimo, altamente discutível e de aquisição muito pouco aconselhável.

Sem comentários: