quarta-feira, dezembro 06, 2006

Página de "road books"


Image Hosted by ImageShack
Land Rover Defender

Da responsabilidade do "mestre" Parola Gonçalves, está disponível um novo "site" com uma extensa colecção de cadernos de itinerário ou "road books", que abrangem grande parte do País.

Para além dos "road books", estão também disponíveis "waypoints" e "tracks" para GPS, em formato PLT, compatíveis com os programas mais habituais, como o Oziexplorer ou o CompeGPS e que usam como base as conhecidas cartas militares do Instituto Geográfico do Exército da série 888 à escala 1/25.000.

A utilização de "road books", para além de aumentar a segurança dado incluirem um trajecto onde eventuais perigos são assinalados, incluem pontos de interesse, com valor cultural ou ambiental e, em alguns casos, uma descrição histórica da zona a percorrer.

Lembramos que já aqui mencionamos outros "road books", nomeadamente os do Clube Escape Livre, e que o Oziexplorer foi detalhado num conjunto de artigos explicativos.

Em actividades de voluntariado, como na prevenção de fogos, a utilização destes itinerários permite adicionar uma componente lúdica importante, capaz de tornar cada trajecto mais atractivo e valorizando culturalmente os participantes.

Sobretudo para os adeptos do todo o terreno, mas também por quem se interesse por orientação, este é, indiscutivelmente, um "site" a visitar.

Sem comentários: