terça-feira, janeiro 09, 2007

Apresentado o "Windows Home Server"


Image Hosted by ImageShack
Écran do Windows Vista

Bill Gates apresentou o "Windows Home Server", na Feira Internacional de Electrónica, em Las Vegas, um produto que transpõe muito dos recursos empresariais para as redes domésticas que se tornam cada vez mais populares.

Para o patrão da Microsoft, "conforme os computadores e os meios digitais se vão tornando centrais na vida da família, nós precisamos de encontrar melhores formas de organizar, partilhar e proteger os conteúdos digitais e a informação que fica em casa", pelo que se justifica apostar em soluções que vão de encontro às novas necessidades.

Esta nova tecnologia da Microsoft permite centralizar a ligações de computadores, partilhar de impressoras e outros aparelhos digitais, armazenar informação e aceder-lhe remotamente, recorrendo ao novo servidor "MediaSmart" da Hewlett-Packard (HP).

O complemento desta solução, o servidor "MediaSmart" da HP, deverá estar disponível até ao fim do ano e será apresentado publicamente esta semana, durante a 11ª edição da Feira Internacional de Electrónica.

Desta forma, será possível desde efectuar cópias de segurança e repô-las em computadores pessoais com sistema operativo Windows XP ou Windows Vista instalado, a monitorar o estado, identificar problemas e solucionar erros de "software" nos equipamentos com este último sistema operativo.

Os conteúdos armazenados no "Home Server" poderão ser acedidos por consolas da Microsoft, como a XBox 360, ou remotamente, através de um endereço próprio atribuído ao servidor, facilitando a partilha de fotografias, músicas ou vídeos com outros utilizadores.

Para quem dispõe de uma pequena rede, não apenas em casa mas em escritórios onde três ou quatro computadores estão ligados, e não pretende investir em "know-how" que permita configurações mais complexas ou suportar o custo de um suporte profissional, sugerimos acompanhar esta solução que ao longo de 2007 será, certamente, abordada por diversas vezes.

Sem comentários: