segunda-feira, janeiro 08, 2007

Sistema de GPS para veículos: características em falta


Image Hosted by ImageShack
Sistema MicroWave CAT-1 de GPS para veículos

Já analisamos diversos sistemas de GPS para veículos, alguns dos quais permitem o envio e recepção de dados via GSM, de modo a que possa haver um seguimento remoto e, inclusivé, uma intervenção directa sobre a viatura em que está instalado.

No entanto, de todos os modelos analisados com este tipo de funções, e cujo preço andará pelas duas centenas de euros, a que acrescem portes e taxas, faltam duas caraterísticas que consideramos essenciais para completar a solução que idealizamos:

1. Colocar um "display" no equipamento onde fosse apresentada a informação proveniente do GPS.

2. Incluir um sistema de comunicação via USB ou "bluetooth" com um PDA ou portátil com o "software" adequado a funções de navegação que se encontre a bordo.

Igualmente úteis, mas como segundas prioridades, consideramos as seguintes características:

3. Permitir o uso do sistema de telemóvel em conversações ou comunicações convencionais, desde que possam manter em simultâneo as funções originais relacionadas com o alarme.

4. Incluir telemóveis de 3ª geração, de forma a que possa ser transmitida imagem em tempo real do interior da viatura.


Image Hosted by ImageShack
Unidade central do sistema de GPS para veículos

Estas funções são fáceis de implementar e representam um baixo custo para o fabricante, dado basta um pequeno "display" LCD onde podem colocar informações relativas a posicionamento e comunicações GSM, e a instalação de "interfaces" para equipamentos informáticos é cada vez mais habitual.

Desta forma, os passageiros da viatura poderiam ter uma informação posicional sempre visível e, caso dispusessem de um equipamento apropriado, recorrer ao GPS do veículo em vez de se verem forçados a adquirir outro especificamente destinado ao PDA ou a um portátil.

Caso algum dos nossos leitores conheça um sistema com as características mencionadas e sensivelmente dentro da mesma gama de preços, solicitamos que nos contacte de modo a divulgarmos a solução proposta.

Sem comentários: