sexta-feira, janeiro 12, 2007

Sugestões enviadas ao Ministério das Finanças em 2006


Image Hosted by ImageShack
Ministro Teixeira dos Santos

No aniversário do envio de um conjunto de sugestões ao Ministério das Finanças, com cópia para a Presidência do Conselho de Ministros, queremos relembrar o conteúdo deste documento.

Das seis sugestões incluidas no documento, encontravam-se temas tão diversos como a cobrança de dívidas, a conta-corrente fiscal, a simplificação do preenchimento do IRS, as formas de pagamento, a divulgação da lista de devedores e, finalmente, a necessidade de uma maior abertura à sociedade civil.

Conforme mencionamos na altura, pouco tempo após o envio destas recomendações, foi anunciada a simplificação do preenchimento do IRS, tendo o Tribunal de Contas divulgado a intenção de diponibilizar a lista de credores do próprio Estado, facto que consideramos da maior justiça mas insuficiente.

Também o conceito de conta-corrente fiscal começou, timidamente, a ser implementado, faltando, no entanto, uma maior abrangência que possa converter-se numa conta única por contribuinte, onde todos os créditos e dívidas reconhecidos por via judicial, mesmo as que não se referem a dívidas fiscais, sejam lançados, permitindo um sistema automático de compensação e de cobrança.

Houve, este ano, progressos indiscutíveis a nível de cobrança, mas também retrocessos concretizados na diminuição das garantias de defesa do cidadão, da equidade de alguns procedimentos e da proporcionalidade dos meios utilizados face à suposta gravidade de uma falta, pelo que voltaremos a instar o Ministério das Finanças no sentido de rever algumas práticas que consideramos abusivas e lesivas.

Esperamos que os nossos leitores, especialmente aqueles que pela sua actividade profissional ou política tenham maior capacidade de influência, também enviem as suas sugestões que visem contribuir para o progresso do nosso País.

Sem comentários: