sábado, janeiro 13, 2007

Esquema eléctrico de Série 3 com terra negativa


Image Hosted by ImageShack
Esquema eléctrico de Série 3 com terra negativa

Surgem periodicamente questões relativas ao esquema eléctrico dos Land Rover Série 3 Diesel com instalação eléctrica com terra negativa, pelo que decidimos disponibilizar o respectivo esquema e a legenda que o acompanha.

Nas ligações das imagens, estão ampliações com 1.200 pontos de largura, que esperamos sejam suficientes para ver com a nitidez necessária as ligações com todos os detalhes incluidos no manual que acompanha este modelo.

A caixa de fusíveis dos Série 3 está dentro do habitáculo, debaixo da coluna de direcção e são recomendados pelo fabricante fusíveis de 35A, independentemente da sua posição ou aplicação.


Image Hosted by ImageShack
Legenda do esquema eléctrico de Série 3

Também segundo o manual da Land Rover, a bateria recomendada para os modelos diesel é de 95A.

Estes esquemas também podem ser obtidos a partir dos manuais da Haynes, de livros dedicados à manutenção ou reconstrução deste modelo e são comuns aos Série 3 com terra negativa e motor diesel, sejam eles a versão curta ou longa.

Lembramos que modelos mais antigos podem ter terra positiva e que existem versões militares com instalação eléctrica de 24V, destinadas a suportar diversos modelos de rádios, sendo que para estes modelos devem ser observados os manuais específicos que existem no mercado.

Este tipo de documentação pode ser obtida em lojas da especialidade, como a Amazon, no Ebay e está, muitas vezes, disponível para "download" em "sites" de clubes ou Fóruns dedicados à marca.

Sem comentários: