quinta-feira, janeiro 11, 2007

Orientação pelas estrelas


Image Hosted by ImageShack
Aspecto do céu numa noite de boa visibilidade

Durante a noite, a orientação pelas estrelas é a mais utilizada na ausência de outro dispositivo ou equipamento.

No hemisfério Norte, a identificação da Estrela Polar é essencial, de modo a estabelecer a direcção dos vários pontos cardeais, sendo da maior importância que não haja dúvidas quanto à sua identidade.

As duas constelações essenciais à identificação da Estrela Polar, são a Ursa Maior e a Ursa Menor, em cuja extremidade se se encontra a estrela que indica o Norte.


Image Hosted by ImageShack
Imagem esquemática das constelações

Pelas sua dimensão e visibilidade, a determinação da localização da Estrela Polar parte da identificação da Ursa Maior, sendo a partir das duas estrelas na sua extremidade inferior, designadas por "guardas", que mais facilmente se identifica a Ursa Menor.

A distância entre as "guardas" deve ser prolongada cinco vezes no sentido oposto à da "cabeça" da Ursa de modo a obter a localização da Estrela Polar, a qual deve ser confirmada através da configuração própria da Ursa Menor, constelação onde esta se encontra.

Se as condições climatéricas não permitirem a visualização de estrelas, lembramos que existem indícios, já descritos, que permitem uma forma aproximada de orientação.

Sem comentários: