sábado, junho 23, 2007

Incêndios em Carvide e Vale Paraíso


Image Hosted by ImageShack
Bombeiro após o combate a um incêndio

Após uma acalmia devido ao tempo chuvoso, a subida de temperatura trouxe de novo os incêndios florestais, com fogos em Carvide e Vale Paraíso, ambos no distrito de Leiria.

O incêndio de Carvide ocorreu numa área florestal perto do Pinhal de Leiria e foi combatido por 73 bombeiros de cinco corporações, apoiados por 17 viaturas e um helicóptero.

Em Vale Paraíso, perto de São Martinho do Porto, no concelho de Alcobaça, foram 31 os bombeiros, provenientes de três corporações e apoiados por oito viaturas, a combater o fogo.

Prevendo-se que a partir deste fim de semana as temperaturas subam para os valores habituais para esta época do ano, o risco de incêndio irá aumentar progressivamente à medida que a humidade resultante das chuvas de Maio e Junho for desaparecendo.

No entanto, conforme dados recolhidos a partir de anos anteriores, as recentes chuvas vão ter uma influência relevante neste Verão que acabou de começar, pois segundo as projecções vão diminuir substancialmente a área que vai ser devastada pelas chamas, de modo a que, mesmo equacionando a possibilidade de duas a três vagas de calor, os números fiquem francamente abaixo da média dos últimos anos.

2 comentários:

Paulo Ferreira disse...

Os GPIS da GNR não compareceram?
Como é que os Bombeiros conseguiram extinguir o incêndio sem eles?

Nuno Cabeçadas disse...

Sem helicópteros não há GIPS e este ano, mesmo com ajustes directos, a coisa não parece fácil.

Um abraço