terça-feira, junho 05, 2007

Incêndios voltaram ao Algarve


Image Hosted by Imageshack
Incêndio florestal no Verão de 2006

Após um primeiro dia de incêndios, os fogos voltaram ao Algarve num dia em que a subida das temperaturas foi particularmente sentida no Sul do País.

O incêndio, ocorrido no local do Cachopo, foi combatido por 65 elementos apoiados por 17 viaturas, provenientes de sete corporações de bombeiros e foi circunscrito no final da tarde.

Este fogo destruiu essencialmente maioria mato e alguns sobreiros, tendo as maiores dificuldades no combate resultado dos difíceis acessos ao local do incêndio.

Segundo o presidente da Câmara de Tavira, Macário Correia, tem havido cuidados na limpeza dos matos, tanto pelos proprietários como pelos responsáveis autárquicos, pelo que o fogo praticamente não atingiu as áreas que estavam limpas.

Entretanto, o Instituto de Meteorologia alertou ontem para os perigos da exposição solar devido aos raios ultravioleta, que serão de risco muito elevado ou extremo ao longo dos próximos três dias.

Estes são sinais de que o Verão efectivamente está perto e de que as condições propícias para a ocorrência de incêndios começam a verificar-se com a conjugação do aumento da temperatura e a redução da humidade, pelo que se torna cada vez mais necessário que o dispositivo previsto para combate aos fogos esteja totalmente disponível.

1 comentário:

Unknown disse...

A GRANDE LIMPEZA. Sem qualquer tipo de dúvidas. Leia-se este post e as notícias que estão linkadas ao mesmo...

"Não havia necessidade...

Ainda não falámos da "obra" desenvolvida na estrada que liga Cachopo a Tavira, nem estou tentado a fazer quaisquer comentários sobre a história, pois os factos são suficientemente elucidativos...

Para além dos artigos que sairam no Correio da Manhã, com declarações dos responsáveis pela "obra" (dono e empreiteiro), recomendo-vos as leituras da história contada pelo Filipe Antunes, onde podem constatar o silêncio revoltado das populações, e desta crónica do professor universitário Nuno Loureiro no Barlavento. Elucidativo, pelo menos...

A história teve outros desenvolvimentos, muito ainda há por contar. Se quiserem comentar, atrevam-se!!!