domingo, junho 03, 2007

Uma lição de História: Helicóptero PKZ-2


Image Hosted by ImageShack
PKZ-2 versão 2 do Império Austro Húngaro

Numa altura em que se discute o Kamov Ka-32, adquirido pelo Governo para missões no âmbito da protecção civil, queremos lembrar o primeiro helicóptero que utilizou o mesmo sistema de rotores concentricos, dispensando assim um sistema anti-rotação na cauda.

Durante a 1ª Guerra Mundial, o Império Austro Húngaro desenvolveu aquilo a que se pode chamar o primeiro helicóptero funcional, destinado a substituir os enormes e vulneráveis balões de observação.

O modelo que consta da fotografia é a 2ª versão, com um pequeno habitáculo no topo, destinado ao observador, localização considerada mais eficiente do que abaixo do nível dos rotores, como acontecia com os primeiros exemplares.


Image Hosted by ImageShack
Para os cépticos, o PKZ-2 versão 2 em pleno voo

Os rotores, tal como no muito mais sofisticado Kamov, rodam em sentidos contrários, compensando-se mutuamente e dispensando assim a tradicional hélice que a maioria dos helicópteros tem na cauda para evitar entrar em rotação.

Se bem que o conceito do PZK-2 fosse revolucionario, ou talvez por causa disso, o projecto de um helicóptero destinado a voo estacionário para observação e orientação de fogo de artilharia teve pouco sucesso, mas não deixou de ser um marco histórico no desenvolvimento de um meio que só vários anos mais tarde veio a conhecer novas evoluções.

Sem comentários: