quinta-feira, junho 07, 2007

"Sites" alojados na Amen inacessíveis


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Já não é a primeira vez que noticiamos falhas no serviço de alojamento da Amen, um dos principais fornecedores deste tipo de serviço em Portugal.

No ano passado, o "site" do Verão Verde e os endereços de correio electrónico associados ficaram indisponíveis por alguns dias, obrigando-nos a protestar, do que resultou a transferência do domínio para outro servidor também pertencente à Amen.

No passado domingo de manhã que o alojamento de diversos "sites" deixou de funcionar devido, segundo a Amen, a "uma falha na plataforma NetApp, que gere a plataforma de discos rígidos de alojamento web, o que inclui também os add-ons".

Dado que a Amen é uma das empresas com maior número de clientes, estima-se que o número de "sites" atingidos seja elevado, com a agravante de a perda de dados ser "uma possibilidade", segundo a mesma mensagem enviada aos clientes atingidos.

Dado que a Amen não revelou o número de clientes afectados, alegando confidencialidade, torna-se difícil fazer uma estimativa, mas sabe-se que foram sobretudo atingidos os utilizadores do serviço profissional "Web Pro+".

É exigível a um prestador de serviços de Internet uma redundância de meios e recursos e uma capacidade de repor a situação num período extremamente curto sem que haja perda de dados com excepção de transações recentes.

O período de tempo em que um conjunto de clientes da Amen esteve sem os seus "sites" disponíveis é incompatível com as necessidades de operação de uma empresa que recorre à Internet como meio de comunicação com os seus clientes, sendo que a perda de informação é inaceitável, dado comprometer relações de confiança essenciais em qualquer relação comercial.

Estamos cientes de que a cada vez maior competição na prestação de serviços de alojamento acaba, em muitos casos, por traduzir-se num inevitável corte de custos, mas o facto é que existe um pressuposto de continuidade do serviço que, independentemente de questões juridico-legais, é posto em causa e pode prejudicar seriamente os clientes desta empresa.

O conselho que aqui deixamos é, em primeiro lugar, o de manter cópias de qualquer "site" alojado externamente, mesmo que o prestador do serviço garanta a redundância do sistema de armazenamento de dados e a realização de cópias de seguança, e, em segundo lugar, exigir o alojamento imediato do "site" num servidor que esteja disponível, independentemente do custo acrescido que tal possa representar para a empresa responsável.

Sabemos que podem existir problemas com qualquer sistema informático, mas não aceitamos que um prestador de serviço não ofereça, por sua própria iniciativa, alternativas que, mesmo tendo alguns custos, poderão restaurar a confiança dos clientes, factor fundamental para a sua continuação nesta actividade particularmente competitiva.

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