segunda-feira, junho 25, 2007

Solução anti-virus para telemóveis


Image Hosted by ImageShack
Écran de Sony Ericson com Symbian

O aumento de telemóveis com sistemas operativos Symbian, que apresentam um conjunto de características e vulnerabilidades semelhantes às dos computadores pessoais, levou diversas empresas da especialidade a desenvolver produtos de segurança destinados a esta plataforma.

Entre estas empresas encontra-se a Grisoft, que acaba de disponibilizar uma versão "beta" do AVG Mobile Security destinado a telemóveis que usam o Symbian UIQ 3.0 como acontece com diversos modelos da Sony Ericsson, entre os quais os P990i, M600i e W950i.

O novo produto da Grisoft inclui sistemas de defesa contra "spam" e virus via SMS e permite configurar funções de detecção de modo a alertar o utilizador para possíveis problemas.

Ao descarregar o "software", o utilizador fica automaticamente inscrito num fórum onde serão partilhados resultados dos testes deste sistema de segurança de modo a que sejam alertados para alterações e desenvolvimentos que levem ao melhoramento do produto.

Após os computadores pessoais, os vírus e outras ameaças informáticas atingem cada vez mais os telemóveis inteligentes, nos quais também se podem encontrar alojadas informações confidenciais, como números de cartões de crédito, "passwords" ou identificação de contas bancárias.

Segundo a Grisoft, durante o ano de 2006 cerca de 80% dos operadores móveis foram afectados por perto de 350 tipos de vírus, sendo esta ameaça crescente relativamente ignorada por utilizadores e profissionais do ramo.

Sugerimos aos nossos leitores com telemóveis Symbian que visitem o "site" da Grisoft e, mesmo que não pretendam instalar a solução de segurança apresentada, se informem das ameaças contra este tipo de equipamentos móveis e adoptem os procedimentos necessários a proteger a infrmação que estes contêm.

Sem comentários: