sexta-feira, julho 20, 2007

Fogo na Chamusca aproxima-se de habitações


Image Hosted by ImageShack
Um incêndio no Verão de 2006

Durante a tarde de hoje um incêndio florestal que deflagrou pelas 15:20 em Galega, no concelho da Chamusca, distrito de Santarém chegou a ameaçar algumas habitações.

No combate estiveram presentes 51 bombeiros, apoiados por 12 viaturas, e equipas de sapadores da Afocelca com outros 5 veículos, tendo participado nas operações três helicópteros.

Este incêndio chegou a lavrar com grande intensidade devido ao vento e as chamas aproximaram-se perigosamente de algumas habitações, mas nenhuma destas foi atingida.

Após consumir zonas de mato e pinhal, o incêndio ficou circunscrito pelas 16:00 e duas horas depois foi dado como extinto.

Este ano ainda não se verificou nenhum grande incêndio, tal como sucedeu em anos anteriores, tendo as chuvas que cairam nos últimos meses, inclusivé este, contribuido grandemente para o sucedido, mas as previsíveis altas temperaturas de Agosto poderão criar situações complicadas, sobretudo na segunda quinzena desse mês e entrando por Setembro.

Pode-se prever que teremos um Agosto semelhante ao Julho de outros anos, com maior número de ocorrências a partir de meados do mês, e com uma perspectiva de continuidade na primeira quinzena de Setembro, mês que poderá ser mais complicado do que em anos anteriores.

1 comentário:

Paulo Ferreira disse...

Ainda não sei como foi possível de apagar o incêndio sem a comparência dos GIPS da GNR. Deve ter sido um milagre certamente.