terça-feira, julho 17, 2007

Intel apoia One Laptop Per Child


Image Hosted by Imageshack
O OLPC XO previsto para Setembro

Após uma oposição inicial, a Intel anunciou que vai apoiar o projecto de Nicholas Negroponte, anterior responsável pelo Instituto de Tecnologia do Massachussetts, de construção de computadores portáteis de baixo custo.

Este projecto, que já mencionamos por diversas vezes, destina-se a contribuir para o acesso às tecnologias de informação de crianças e jovens de países pobres ou em vias de desenvolvimento, fornecendo computadores portáteis de baixo custo.

Com esta decisão, a Intel passará a ter um representante no conselho da "One Laptop Per Child (OLPC) Foundation", responsável pelo desenvolvimento do modelo XO, um computador portáil que deverá entrar em produção em Setembro e será vendido por um valor que se estima perto de 176 dólares.

Para além deste apoio, a Intel e a Fundação OLPC vão estudar formas de colaboração nos campos de tecnologia e dos conteúdos educativos.

O projecto OLPC tem sofrido alguns atrasos e o preço do equipamento subiu substancialmente desde os 100 dólares estimados inicialmente para os 176, algo que se deve à introdução de melhoramentos, a uma taxa cambial desfavorável resultante da desvalorização do dólar e ao aumento de custos de produção.

No entanto, a um preço que ronda os 130 euros, o OLPC é um equipamento extremamente interessante e concebido para operar em ambientes onde computadores convencionais dificilmente sobreviveriam, sendo um dos projectos de desenvolvimento das tecnologias da informação que poderá dar maiores frutos no futuro.

Tal como anteriormente, lamenta-se que Portugal tenha optado por ficar de fora deste projecto, que seria uma forma de fornecer portáteis de baixo custo a crianças e jovens desfavorecidos, tendo optado por uma solução mais dispendiosa, baseada em Windows em vez de Linux, e que poderá não apresentar vantagens relativamente ao OLPC que justifiquem o maior investimento em dinheiros públicos.

Sem comentários: