sexta-feira, julho 13, 2007

Pesquisas parametrizadas no Blogger


Image Hosted by Imageshack
Écran de pesquisa personalizada no Blogger

Já mencionamos a versão Draft do Blogger e algumas das inovações que este permite implementar, tendo agora sido acrescentada a possibilidade de um novo sistema de pesquisa baseada numa pequena aplicação ou "widget".

A nova pesquisa é mais flexivel, baseia-se numa API (Aplication Programming Interface) AJAX e corrre num mecanismo ou motor de pesquisa parametrizável ou Linked Custom Search Engine (CSE).

Após configurada, a nova aplicação permite efectuar pesquisas não apenas dentro do "blog", mas também em ligações que este contenha, portanto acedendo a recursos externos previamente mencionados ou incluidos nos textos.

Para acrescentar a aplicação é necessário usar o Draft do Blogger, editar o "layout" da página e selecionar "adicionar um elemento de página", após o que se pode configurar a caixa de pesquisa ou "search box".

A partir deste momento, as ligações opcionais estarão visíveis e poderão ser configuradas, permitindo escolher as que serão usadas nas pesquisas a efectuar.

Esta opção é útil sobretudo para quem recorra a ligações externas e as queira ver incluidas nos resultados das pesquisas feitas a partir do seu próprio "blog", podendo resolver alguns dos problemas que resultam das limitações que até aqui se verificavam.

Sem comentários: