segunda-feira, agosto 27, 2007

Chuva e granizo em fim de semana com poucas ocorrências


Image Hosted by ImageShack
Um incêndio no Verão de 2005

O incêndio que consumiu uma área florestal em Outeiro, concelho de Pombal, desde as 13:42, chegando a ter duas frentes, ficou circunscrito pelas 16:25.

No combate participaram 174 bombeiros, apoiados por 47 viaturas e por dois helicópteros e dois aviões pesados Beriev, tendo sido enviado para o local grupo de reforço de bombeiros do distrito de Santarém.

Este incêndio, que não chegou a colocar em perigo habitações, ocorre no mesmo dia em que a queda de granizo destruiu colheitas e a chuva veio colaborar na extinção e rescaldo dos incêndios que permaneciam activos.

A prevista descida de temperatura e a chuva que ocorreu no passado fim de semana veio dar mais um contributo para que o mês de Agosto seja o que regista um menor número e ocorrências e de área ardida dos últimos anos e permite encarar com optimismo esta última semana do mês mais perigoso em termos de fogos florestais.

Segundo as previsões, nesta próxima semana ainda haverá instabilidade no tempo, sendo que este melhorará em Setembro, altura em que o risco de incêndio irá, previsivelmente, aumentar mas sem atingir os níveis de anos anteriores.

Este Verão contrasta com o de vários países do Sul da Europa, onde as vagas de calor e a seca tiveram como resultado uma enorme devastação e demonstra que a combinação entre factores climáticos e a descontinuidade resultante das áreas ardidas em anos anteriores é decisiva no controle das chamas.

Sem comentários: