terça-feira, agosto 28, 2007

Incêndio em Vila Velha de Rodão já está circunscrito


Image Hosted by ImageShack
Um Dromader PZL M 18 em acção

Já se encontra circunscrito o incêndio florestal que deflagrou às 17:26 de hoje em Vale do Homem, no concelho de Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco e motivou o corte da linha férrea da Beira Baixa.

O fogo ficou circunscrito às 18:56, tendo sido combatido por 77 bombeiros apoiados por 20 viaturas, dois helicópteros, quatro aerotanques ligeiros e um aerotanque pesado.

Domingo passado verificaram-se 45 ocorrências de fogo em floresta ou mato, tendo participado nas operações de combate 687 bombeiros e 173 viaturas.

Entertanto, infelizmente, o Canadair enviado por Portugal para apoiar o combate contra os incêndios na Grécia sofreu uma inesperada avaria durante o percurso, pelo que a sua entrada em acção sofreu um atraso.

A equipa enviada, que inclui um técnico da Protecção Civil e um elemento de ligação, já estão em solo grego e poderão contribuir para controlar uma situação que, mesmo com algumas melhorias, continua a ser desesperada e a provocar vítimas e destruição.

Lamentavelmente, as declarações do ministro grego que tutela o combate aos incêndios, numa atitude que é por demais conhecida, minimizou o que estava a acontecer dando a entender que a situação estava a ficar sob controle.

Mesmo com eleições na Grécia no mês que vem, estas declarações, por tão desajustadas da realidade, atingem proporções de verdadeiro insulto para com as vítimas dos incêndios, bem como para todos quantos continuam a lutar para os combater.

Espera-se que os reforços internacionais e as condições climáticas permitam um maior controle da situação nos próximos dois a três dias, mas pela frente fica um enorme trabalho de reconstrução que demorará anos e uma tragédia humana e ecológica que perdurará.

Sem comentários: