sábado, setembro 01, 2007

Google In Your Language


Image Hosted by ImageShack
Écran do Google Translate

Muitos dos produtos do Google, como o "site" principal, o Blogger, o Google Earth e muitos outros suportam mais de 170 línguas diferentes, muitas das quais faladas por um número restrito de pessoas.

A tradução para a maioria destas línguas é realizada por voluntários espalhados por todo o Mundo, que contribuem para a divulgação da sua própria língua enquanto ajudam milhões de utilizadores que assim deixam de enfrentar problemas de tradução.

Para dar consistência e organização a este trabalho de voluntariado, o foi criado o programa de tradução "Google In Your Language", que facilita a inscrição de voluntários e a coordenação deste enorme esforço conjunto.

Quem se inscrever pode aceder a este programa através da página "Language Tools" e depois escolhendo a ligação "Google in Your Language", dando assim início a um processo de verificação, após o que será oferecida uma lista de produtos para traduzir, que incluem o "site" principal, Gmail, iGoogle, Google Maps e muitos outros.

Apesar de cada trabalho de tradução não ser excessivo, acaba por corresponder a várias semanas se estivermos a falar de uma contribuição individual, sendo que, após uma percentagem significativa estar traduzida, esta é enviada para o departamento de produção e, em breve, estará disponível para utilização.

Esta é uma faceta pouco conhecida do Google que, pela sua importância, bem merece ser divulgada e apoiada, dado o contributo que é dado pelas linguagens nacionais na educação e na formação dos vários povos.

Sem comentários: