sábado, outubro 13, 2007

Neotrace Pro - Identificação de "sites"


Image Hosted by ImageShack
Écran geral do Neotrace Pro

Não é apenas o correio indesejável que pode justificar a detecção da origem, para o que podemos recorrer a um sistema como o do SpamCop, descrito anteriormente, mas muitos diversas formas de invasão da privacidade, de intrusão ou mesmo outro tipo de crimes praticados via Internet podem e devem ser averiguados.

Se no caso do correio é fácil enviar a mensagem recebida para as entidades competentes, no caso de nos deparamos com um "site" de que desconfiamos, para além da ligação, poderá justificar-se investigar um pouco de modo a conecer, por exemplo, qual a sua localização e sob que jurisdição se encontra.

Programas como o NeoTrace Pro permitem, de uma forma simples, obter um conjunto de informações importantes relativamente a "sites" sem a necessidade de uma preparação ou conhecimentos técnicos e sem que seja preciso acedê-los, bastando colocar na caixa de diálogo do programa o endereço a verificar.


Image Hosted by ImageShack
Etapas do seguimento de um endereço

O NeoTrace Pro funciona bem com as várias versões de Internet Explorer que temos usado, integrando-se nos menus e dando a localização e informações relativas ao "site" que se está a visitar com o simples acionar de um icon, abrindo o programa uma janela autónoma do "browser".

O NeoTrace faz o seguimento inverso desde o ponto de destino, ou seja do computador onde corre o programa, até ao destino, percorrendo as mesmas etapas que a informação recebida efectuou, mas no sentido contrário.

Normalmente, "sites" conhecidos, como o Google que usamos nesta demonstração, têm poucos nós intermédios, mas outros, especialmente os que se dedicam a actividades mais discutíveis, passam por numerosos nós, numa tentativa de confundir quem tente detectar a sua origem.


Image Hosted by ImageShack
Registo e dados de um domínio

Muitos dos "traces" que efectuamos passam por países tão diversos como a China, a Rússia, os Estados Unidos e acabam por ter como resultado final uma antiga república soviética ou um país no Extremo Oriente onde os contactos são difíceis de obter e muitos dos registos podem estar inacessíveis.

O NeoTrace Pro permite ainda visualizar informações essenciais relativamente ao registo de um dado domínio, incluindo os seus responsáveis por várias áreas, como o contacto a nível técnico, administrativo ou quem está encarregue de lidar com situações de abuso, como o alojamento de "sites" com conteúdos impróprios ou ilegais ou o envio de correio não desejado.

Existem numerosos programas com funções semelhantes aos do Neotrace Pro, sendo aconselhável que um destes, preferencialmente com licença gratuita, seja instalado no computador de modo a averiguar rapidamente a localização ou proveniência de qualquer actividade considerada suspeita.

Sem comentários: