sexta-feira, outubro 12, 2007

eX-Sense Pro: análise de voz


Image Hosted by ImageShack
Écran do eX-Sense durante uma sessão

apresentamos, há alguns meses, um "software" que analisa o "stress" da voz, de modo a obter indicações quanto à veracidade das frases.

No caso anterior, o programa destina-se a ser utilizado com o "Skype", o que o torna relativamente pouco flexível, pelo que decidimos estudar uma alternativa igualmente baseda nas teorias e princípios do "voice stress analysis".

O eX-Sense Pro é um programa que permite testar diversos tipos de entrada de som, como o microfone ou uma ligação telefónica, bem como ficheiros contidos no disco do computador.

Este programa inclui um "modo de risco" que permite analisar várias emoções, que vão desde a mentira à incerteza, passando pelo desconhimento, ou a ausência de uma emoção, normalmente associada a uma declaração verdadeira.

Um conjunto de barras, permanentemente visíveis no écran, vão fornecendo informações sobre o balanço entre as várias emoções, analizando, inclusivé, factores como a hesitação demonstrada pelo interlocutor.

Relativamente a outros sistemas de análise, a detecção da incerteza é uma vantagem essencial, sendo essencial que esta possa ser isolada da falta de verdade deliberada, a qual aponta para acontecimentos ou circunstâncias falsos.

A incerteza resulta seja da falta de informação, seja da vontade, independentemente da razão, de prestar um conjunto de esclarecimentos para os quais não existem bases suficientes, levando a uma especulação.

Esta situação carece de uma grande atenção por parte do interlocutor, de modo a que consiga obter o máximo de informações, cruzando dados ou recorrendo à experiência, mas sem pressionar excessivamente, pois disso resulta, muitas vezes, uma tendência para dar como certa uma informação que não se possui.

Todas as sessões podem ser armazenadas numa base de dados que permitirá realizar novas análises e comparações, bem como aferir dos resultados do programa que também possui um instrumento capaz de analisar a estrutura frásica como elemento adicional.

A versão Pro e a Home Superior incluem um conector Nemesysco "USB Phone-to-PC phone" que permite ligar uma linha de telefone fixa ao computador onde a análise será efectuada e que será utilizado como equipamento no diálogo com o interlocutor.

Num país em que situações como a participação de falsas urgências tendem a multiplicar-se, com os perigos e encargos que daí resultam, a implementação de um sistema básico de análise, a par da geo referenciação de chamadas, será um utensílio valioso que permitirá aos técnicos avaliar melhor as comunicações que lhes são transmitidas.

Sem comentários: