segunda-feira, outubro 08, 2007

Beriev já voltaram para a Rússia


Image Hosted by ImageShack
Um Beriev Be-200 perto de um rio

Os dois aviões anfíbios Beriev Be-200 que actuaram este Verão em Portugal já regressaram à sua base no aeródromo de Taganrog, no Sul da Rússia.

Desde o dia 29 de Julho, os dois aerotanques pesados efectuaram 47 missões de combate a incêndios florestais, correspondentes a 110 horas de voo, durante os quais lançaram 1.900.000 litros de água sobre as chamas.

A missão dos aparelhos e das tripulações russas em Portugal foi avaliada positivamente pelo Ministério para Situações de Emergência da Rússia, entidade responsável pelas especificações dos Beriev Be-200 e que os tem vindo a utilizar desde que estes ficaram operacionais.

Num ano em que, segundo dados da Direcção-Geral dos Recursos Florestais, a área ardida e o número de ocorrências foi o mais baixo dos últimos anos, os Be-200 acabaram por ser muitas vezes utilizados em fogos cuja dimensão dicilmente justificaria o recurso a este tipo de meios, pelo que a avaliação do seu desempenho não será fácil.

Relativamente ao aparelho em sí, dado que avaliá-lo pela sua actuação em 2007 nos parece impossível, já nos pronunciamos por diversas vezes, não tendo as autoridades portuguesas disponibilizado informações suplementares ou corrigido dados anteriores de modo a que se possa ter uma ideia mais exacta da adequação dos Be-200 ao território e à orografia portuguesas.

Recordamos que dados da maior importância, como os pontos de tomada de água, continuam a ser uma incógnita, dado que houve uma manifesta tendência para repetir os locais, nem conhecemos nenhum caso em que o Be-200 tenha sido abastecido no mar, como chegou a ser previsto pelas autoridades portuguesas.

Assim, poucos dado se podem acrescentar aos do ano de 2006, sendo que a informação que deveria ter sido recolhida de modo a poder ser utilizada no futuro concurso para a aquisição de meios pesados continua a ser escassa.

Sem comentários: