quarta-feira, janeiro 09, 2008

Campanha de solidariedade pode lançar o OLPC na Europa


Image Hosted by Imageshack
O Puppy Linux a correr num OLPC XO

Uma campanha semelhante à realizada nos Estados Unidos e Canadá "Give One, Get One" poderá lançar o One Laptop Per Child (OLPC) modelo XO na Europa.

Após o sucesso da campanha na América do Norte, onde por um valor de 400 dólares, sensivelmente 272 euros segundo a cotação actual, era possível adquirir um destes equipamentos, enquanto outro era doado a um país em vias de desenvolvimento, a mesma estratégia está a ser equacionada para o lançamento do OLPC na Europa.

Os computadores OLPC ainda não se encontram à venda na Europa, uma vez que não receberam todas as certificações para o efeito, mas espera-se que tal suceda brevemente, contribuindo assim para o sucesso deste projecto.

Obviamente, para o nível de vida português, o preço de um OLPC poderá ser algo elevado, sobretudo se nos lembrarmos que neste momento é possível adquirir computadores portáteis por menos de 500 euros, pelo que deveria haver um reequacionamento dos valores da campanha de modo a que o XO seja realmente apetecível.

Enquanto esperamos pela chegada do OLPC, deixamos a sugestão de que o valor dos XO seja ajustado às diversas realidades nacionais, de modo a que existam contributos em todos os paíeses europeus.

Sem comentários: