terça-feira, janeiro 22, 2008

Negociação em cenários de crise


Image Hosted by ImageShack
The Elements of Police Hostage and Crisis Negotiations

O livro "The Elements of Police Hostage and Crisis Negotiations: Critical Incidents and How to Respond to Them" de James L. Greenstone foi escrito a pensar em intervenções policiais, mas tem interesse para todos quantos respondam a um incidente no qual estejam envolvidos, por exemplo, potenciais suicidas ou situações de violência doméstica.

Qualquer negociação em cenários de crise deve ser deixada a profissionais, mas, numa fase inicial, pode caber ao pessoal de socorro estabelecer um primeiro contacto com potenciais agressores ou vítimas, cabendo-lhes uma importante função na estabilização da situação, evitando a sua escalada.

Este livro aborda vários dos aspectos de um processo negocial, detalhando um conjunto de procedimentos e de alternativas e facilitando uma avaliação do risco, incluindo diversas possíveis variações em função do cenários, dos participantes e de todo um conjunto de factores condicionantes.

Mesmo sabendo que a maioria dos nossos leitores nunca estarão envolvidos em nenhuma situação semelhante às descritas e que poderão ter um interesse limitado neste assunto, não quisemos deixar de mencionar um livro que, com capa mole, custa perto da vintena de euros na Amazon inglesa ou no EBay e inclui um conjunto de informações que poderão ajudar a evitar uma tragédia, pelo que sugerimos a sua leitura ou a de uma obra equivalente a quem desempenhe missões de socorro.

Sem comentários: