terça-feira, janeiro 22, 2008

Alarme com localização via GSM F900A - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Triangulação via GSM através de 3 antenas

Para situações de alarme, é possível configurar dois grupos de números, acrescendo dois outros grupos destinados a serem contactados em caso de emergência, podendo ser livremente escolhidos pelo utilizador, que também pode modificar os códigos conforme considere conveniente.

Uma implementação do "microchip" da KEELOQ, que permite códigos de 66 digitos encriptados, garante um sem número de combinações, de modo a que a intercepção e descodificação dos comandos seja virtualmente impossível, sendo necessários anos de tentativas para que surja uma repetição.

A localização via GSM tem as limitações que já mencionamos, diferentes das inerentes ao sistema GPS, mas oferecem uma vantagem importante, concretamente a de se manter activa dentro de portas, desde que haja rede de telemóvel, enquanto os GPS quando os veículos estão, por exemplo, numa garagem coberta, deixam de fornecer dados posicionais actualizados.

A complementaridade entre a localização via GPS e GSM seria, obviamente o sistema mais seguro, sem que daí decorresse um substancial aumento no preço do equipamento, mas até agora não encontramos nenhum fabricante que explorasse esta possibilidade e garantisse a redundância e a detecção mútua de erros.

Este equipamento que apresentamos, pelo preço, justifica uma análise e uma avaliação, sobretudo por quem use o veículo essencialmente em zonas urbanas, onde a densidade de antenas GSM é maior e os GPS, devido à profusão de edifícios de grandes dimensões, túneis, viadutos e outros obstáculos, apresenta maiores dificuldades de funcionamento.

Sem comentários: