segunda-feira, janeiro 21, 2008

Adaptador USB BlueTooth


Image Hosted by ImageShack
Adaptador USB BlueTooth

Um novo modelo de adaptador BlueTooth com "interface" USB tem vindo a aparecer em lojas de baixo preço, sendo vendido por perto de uma dezena de euros.

Relativamente ao modelo que apresentamos previamente, existem duas diferenças substanciais, sendo a primeira a inclusão de controladores para o Windows Vista, tornando-o apto para este sistema operativo da Microsoft, enquanto a segunda é o formato tipo "pen", sem uma antena destacável e com o conector USB protegido quando não está em uso.

O alcance máximo anunciado é de 100 metros, sendo este limitado devido a obstáculos ou intreferências, e pode ser utilizado para, por exemplo, ligar um telemóvel ao computador e efectuar a salvaguarda de dados contidos neste ou usá-lo como meio de acesso à Internet.

Outra utilização comum será a ligação do computador ao cada vez maior número de receptores de GPS com bluetooth, permitindo um posicionamento ideal dos vários equipamentos sem os constrangimentos que resultam do uso de cabos.

Este é um tipo de equipamento de comunicação cada vez mais comum, que pode servir para pequenas redes não estruturadas e que, obviamente apresentarão vulnerabilidades a nível de segurança, sendo que será uma opção a ter em conta para quantos tiverem computadores que não incluam de origem um "interface" bluetooth.

Sem comentários: