quarta-feira, março 26, 2008

Segundo satélite de teste do Galileo é lançado em Abril


Image Hosted by Imageshack
Imagem artística do Galileo

Está previsto para o final do próximo mês de Abril o lançamento do segundo satélite de teste a ser utilizado pelo sistema Galileo.

Este concorrente europeu do GPS americano pretende obter uma maior precisão, sendo que o novo satélite vai testar algumas das soluções tecnológicas que fazem parte deste projecto.

Neste caso concreto, será testado um dos relógios atómicos mais avançados do mundo, capaz de uma precisão na ordem do nanosegundo, correspondente a um bilião de segundo em 24 horas.

A precisão do sistema Galileo, que deverá ser superior à do GPS, é um importante factor competitivo face ao rival americano, mas as dificuldades de entendimento e de financiamento e a possível entrada em cena do Glonass russo, continuam a ser obstáculos a enfrentar.

A janela de oportunidade do Galileo, não obstante o cada vez maior recurso a sistemas de orientação, parece cada vez menor, não obstante a sua expectável maior precisão relativamente ao GPS, a qual, para a maioria das aplicações, será de somenos importância, sendo o problema agravado caso o sistema russo passe a ter uma vertente comercial.

Sem comentários: