segunda-feira, março 24, 2008

Bombeiros de Bragança vão testar sistema de segurança


Image Hosted by Imageshack
Localizador pessoal Globalsat TR-101

Os bombeiros do Distrito de Bragança vão testar no próximo Verão um sistema destinado a evitar acidentes como o ocorreu em Famalicão da Serra e vitimou cinco chilenos e um português, em Julho de 2006.

No acidente ocorrido no distrito da Guarda, as vítimas ficaram cercadas pelas chamas devido a uma súbita alteração de condições resultante do comportamento eruptivo do fogo, acabando por perder a vida.

No âmbito deste teste, as corporações de Bragança, Mirandela e Macedo de Cavaleiros vão recorrer a dispositivos de localização que facilitam a gestão de meios, tendo mais de uma centena de viaturas começado a ser equipadas com um equipamento que disponibilizará informação sobre o percurso e localização.

Serão igualmente distribuídos perto de 70 localizadores pelos chefes de equipa, normalmente compostas por cinco elementos, os quais dispõem de um alarme que poderá ser accionado em caso de emergência.

Tal como dizem os responsáveis pela Geogobal, empresa que desenvolve o sistema, estamos a falar de articular um conjunto de equipamentos e tecnologias já disponíveis no mercado e que temos vindo a apresentar ao longo destes anos, dependendo da capacidade de integração, complementaridade, redundância e de uma rede GSM eficaz, o sucesso desta iniciativa.

Relativamente à cobertura GSM em áreas remotas, necessárias para muitos dos sistemas de alerta que divulgamos, temo-nos defrontado com as mesmas dificuldades, sendo que durante incêndios de grande dimensão a situação tende a piorar quando algumas antenas emissoras são afectadas.

Por esta razão, previlegiamos sistemas de alarme com um "interface" que possa ser ligado a outro meio de comunicação, permitindo activar, por exemplo, um rádio de emergência, de modo a que haja a necessária redundância que deve ser implementada em situações crítias.

No entanto, queremos salientar que o que sucedeu em Famalicão da Serra talvez pudesse ser prevenido através de uma avaliação prévia, mas a partir do momento em que a situação se precipitou, seria provavelmente impossível evitar o desfecho trágico que todos conhecemos dada a rapidez com que tudo se passou.

Sem comentários: