quinta-feira, abril 03, 2008

Terceira VMER para o distrito de Braga


Image Hosted by Imageshack
Uma VMER antes de uma missão

A partir de Abril o distrito de Braga vai passar a ter três Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) para acorrer aos pedidos de socorro que envolvam situações de uma maior gravidade.

Actualmente, existem no distrito de Braga duas VMER, uma baseada no hospital de S. Marcos, em Braga, e a outra no Centro Hospitalar do Alto Ave, em Guimarães, ficando a nova unidade adstrita ao hospital de Barcelos.

As dificuldades para manter operacional uma VMER derivam, sobretudo da necessidade de dispor de equipas numerosas e qualificadas, o que é difícil de conseguir em zonas do Interior do País, local onde estes meios de socorro são mais necessários.

A título de exemplo, a VMER de Guimarães, que opera desde Novembro de 2003 tem uma equipa de 21 médicos e 21 enfermeiros, enquanto a de Braga, que funciona desde Abril de 2004 dispõe de 25 médicos e 15 enfermeiros.

Estes perto de 40 elementos, número que pode parecer algo elevado para muitos, prestam serviço nas VMER para além do seu horário de trabalho normal, sucedendo, em casos específicos, que as viaturas deixam de estar disponíveis devido a questões de compatibilidade de horários ou insuficiencia de pessoal.

Somos da opinião que as VMER deviam ter um quadro de pessoal próprio, independente dos hospitais, composto por elementos especializados nesta área do socorro, de modo a evitar incompatibilidades de horário e a permitir a quem o desejar uma carreira específica nesta actividade através da criação, por exemplo, do estatuto de paramédico.

Sem comentários: