quarta-feira, abril 02, 2008

Google Weblogs Beta


Image Hosted by ImageShack
Uma versão Beta ainda com muito para revelar

O Google Weblogs, ou "GWeblogs" ou "Gblogs", que deverão ser lançados ainda este ano em modo experimental ou Beta, são considerados como um novo passo em termos de publicação de "blogs", que o Google caracteriza como uma autêntica revolução.

Esta nova versão de "blogs" ultrapassa a actual limitação sequencial de cronologia inversa, usando um algoritmo que coloca no topo dos textos aqueles que sejam considerados os mais populares.

As barras laterais deixarão de necessitar de ser configuradas, com um mecanismo automático a construí-las com base nos conteúdos considerados mais relevantes para os leitores, evitando assim um dos trabalhos mais complexos, mas talvez mais gratificantes da configuração do "blog".

Também a forma de indexação e o modo como os conteúdos são incluidos nos mecanismos de pesquisa serão colocados directamente nos motores de busca do Google, de acordo com critérios de importância e relevância, sendo dado especial relevo a ideias chaves e destacadas palavras ou expressões chave.

Mesmo o próprio cabeçalho do "blog" será dinâmico, podendo incluir efemérides, assuntos em destaque ou outros conteúdos relevantes durante cada dia.

Espera-se que esta nova versão permita, para além de todas as inovações e automatismos, manter e fazer coexistir as novidades com as parametrizações pessoais que são do agrado de quem usa os "blogs" alojados no Blogger, de modo a que os autores não sintam que estão a perder a sua autonomia a favor de um sistema automático que, por muitas vantagens que tenha, terá muito menos de pessoal.

Sem comentários: