sexta-feira, abril 04, 2008

Existem mais de 2.000.000 de telemóveis 3G em Portugal


Image Hosted by Imageshack
Telemóvel de 3ª geração ZTE F808

O facto de existirem, segundo os critérios de venda e dados das operadoras, perto de 2.400.000 de telemóveis de 3ª geração em Portugal, pode não parecer relevante para os temas que temos vindo a desenvolver, mas a capacidade de transmissão de vídeo representa um conjunto de factores que convém salientar.

Este número, que pode ser constestável dado que nem todos os equipamentos estarão operacionais ou são utilizados, corresponde a perto de 30% dos telemóveis em uso em Portugal, sendo a percentagem mais elevada nas grandes cidades, onde a cobertura é quase completa.

Para além da video-chamada, os telemóveis 3G ou UMTS permitem um acesso rápido à Internet, a utilização de correio electrónico e todo um conjunto de funcionalidades que podem depender do modelo específico dos equipamentos utilizados.

O uso destas tecnologias, que infelizmente não estão ao alcance de todos dado que a cobertura UMTS não abrange todo o País, tem sido abordado em vertentes tão distintas como os sistemas de orientação, permitindo o acesso remoto e permanente a sistemas geográficos, o socorro, com a possibilidade de transmissão de imagens em tempo real e o apoio remoto de especialistas, ou a segurança, através de sistemas de alarme e detecção interactivos.

Esperamos que as novas redes de comunicações associadas à segurança e ao socorro implementem estas novas tecnologias, adicionando as funcionalidades que temos vindo a descrever bem como a geolocalização de chamadas, factor essencial para a rapidez na intervenção.

Sem comentários: