quarta-feira, abril 02, 2008

Viaturas de emergência de Coimbra vão ter GPS


Image Hosted by Imageshack
PDA com GPS instalado num veículo

As Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) dependentes do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Coimbra vão dispor de caixa de velocidades automáticas e ser equipadas com GPS.

O GPS destina-se a facilitar o acesso a zonas pouco conhecidas ou remotas, diminuindo o tempo de resposta, enquanto a caixa de velocidades automática se destina a obter um maior controle sobre o veículo e facilitar a sua condução.

Estas inovações, divulgadas durante a apresentação dos novos veículos, nas Caldas da Rainha, não vêm, no entanto, resolver um dos problemas principais, que parte da dificuldade em identificar o local do pedido de socorro e não em como lá chegar, o que só poderia ser obtido caso as chamadas fossem referênciadas geograficamente.

O uso eficaz de um sistema de orientação pressupõe a localização dos locais de origem e de destino e o estabelecimento de um trajecto adequado, determinado de acordo com as condições concretas do momento, para além da capacidade de seguimento remoto a partir de um centro de coordenação e de alerta em caso de necessidade.

A simples instalação de um equipamento de GPS, sem uma ligação a um sistema mais complexo onde sejam integradas um conjunto de funções que temos descrito, será sempre uma vantagem, eventualmente marginal, perdendo-se a oportunidade de selecionar uma solução mais completa e eficaz.

Sem comentários: