Um Sado 500 numa foto promocional
O Sado foi foi desenhado pelo arquitecto Carlos Galamba e a produção iniciou-se em 1982, custando na altura cerca de 262 contos, tornando-se, apesar da sua produção se ter ficado pelos 500 exemplares, uma figura conhecida dada a sua originalidade, que antecipava modelos hoje bem populares, como o Smart.
Ainda há não muito tempo, alguns raros sobreviventes podiam ser vistos a circular, numa demonstração de durabilidade e de fiabilidade a que a simplicidade da concepção e da mecânica deu um substancial contributo.
Um Sado 500 a circular em Portugal
O Sado era propulsionado por um motor "Daihatsu", com 547 centímetros cúbicos, pesa perto de 500 quilos e transporta dois passageiros a pouco mais de 100 km/h com um consumo inferior a 5 litros por cada 100 quilómetros.
Devido às suas dimensões reduzidas, o Sado era particularmente ágil em cidade, podendo estacionar-se na perpendicular dos passeios e poderia ter tido um progresso interessante, caso tivesse havido o necessário investimento num conceito que hoje está implementado.
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