segunda-feira, junho 16, 2008

Sado 550: uma aventura portuguesa


Image Hosted by Imageshack
Um Sado 500 numa foto promocional

A notícia de que o Clube de Automóveis Antigos iria restaurar um Sado 550, um modelo de automóvel utilitário concebido e produzido em Portugal, leva-nos a recordar esta aventura ocorrida nos anos oitenta.

O Sado foi foi desenhado pelo arquitecto Carlos Galamba e a produção iniciou-se em 1982, custando na altura cerca de 262 contos, tornando-se, apesar da sua produção se ter ficado pelos 500 exemplares, uma figura conhecida dada a sua originalidade, que antecipava modelos hoje bem populares, como o Smart.

Ainda há não muito tempo, alguns raros sobreviventes podiam ser vistos a circular, numa demonstração de durabilidade e de fiabilidade a que a simplicidade da concepção e da mecânica deu um substancial contributo.


Image Hosted by Imageshack
Um Sado 500 a circular em Portugal

Não se sabe quantos destes Sado 500 ainda sobrevivem, sendo que alguns estão em países estrangeiros, com avistamentos em Itália e Inglaterra, mas o escasso número de exemplares inventariados converte este pequeno utilitário de fabrico português numa autêntica raridade que merece ser preservada.

O Sado era propulsionado por um motor "Daihatsu", com 547 centímetros cúbicos, pesa perto de 500 quilos e transporta dois passageiros a pouco mais de 100 km/h com um consumo inferior a 5 litros por cada 100 quilómetros.

Devido às suas dimensões reduzidas, o Sado era particularmente ágil em cidade, podendo estacionar-se na perpendicular dos passeios e poderia ter tido um progresso interessante, caso tivesse havido o necessário investimento num conceito que hoje está implementado.

Sem comentários: