domingo, junho 15, 2008

Número de incêndios aumenta em Junho


Image Hosted by Imageshack
Um incêndio activo em Portugal

Dois incêndios florestais consumiram durante a passada sexta-feira, perto de cinco hectares de mato, em Casal do Sapo, no concelho do Seixal, numa zona em que existem várias construções clandestinas as quais não chegaram a estar em perigo.

O incêndio foi detectado pelas 15:53 horas e os dois focos, que se encontravam a cerca de cinco quilómetros um do outro, demoraram perto de quatro horas a serem circunscritos pelos bombeiros das corporações do Seixal, Amora, Sesimbra, Barreiro, Trafaria e Cacilhas, que mobilizaram 59 efectivos apoiados por nove viaturas de combate a incêndios florestais e seis auto-tanques.

Embora as causas destes incêndios não estejam ainda apuradas, a população local aponta para fogo posto, mas o aumento da temperatura e o mato cerrado existente na zona sem qualquer controle, aliado a alguma negligência podem estar na origem destas ocorrências

As presentes condições climáticas, com o aumento da temperatura e o fim das chuvas tem-se feiro sentis, com a a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) a registar 119 ocorrências de incêndios florestais durante os primeiros oito dias de Junho.

Na primeira semana, entre 1 e 7 de Junho foram registados 79 incêndios, tendo-se contabilizado mais 40 no dia 8, aquele em que se verificou maior número de ocorrências e obrigou a uma maior mobilização de meios, com 339 efectivos a participar nas operações.

Durante a "Fase Bravo", em curso desde o dia 15 de Maio até 30 de Junho, os efectivos vão aumentar até atingirem os 6.625, apoiados por 30 meios aéreos, segundo-se a "Fase Charlie", onde estarão mobilizados o maior número de efectivos previstos para o dispositivo deste ano.

1 comentário:

anjo disse...

olá amigo aqui nesta zona do oeste em relação a fogo está muito calma , temos tido + acidentes do que fogos não sei o que é melhor :( beijos doces um forte abraço e bom fim de semana