sexta-feira, junho 20, 2008

Continua a haver falta de meios no socorro marítimo - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Um pesqueiro naufragado jaz no areal

No entanto, este episódio, lembra a tragédia do "Luz do Sameiro", que resultou na perda de seis vidas humanas à vista da praia e expôs um sistema de socorro no mar com falhas graves que, infelizmente, parece não ter melhorado.

Dado que o próprio comandante da Capitania da Póvoa de Varzim, Sá Coutinho, reconhece que o salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) demorou uma hora a chegar, por ter sido necessário chamar a tripulação, é patente que as dificuldades no socorro fora do horário normal de trabalho, entre as 09:00 e as 17:00 continuam a comprometer a segurança de quem trabalha no mar.

Tendo em conta o sucedido, a Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM) irá instaurar um inquérito à actuação dos meios de socorro no naufrágio do "Viva Jesus", que enviará às entidades responsáveis pela tutela, concretamente aos ministérios da Defesa e da Agricultura e Pescas, para que estes adoptem as medidas necessárias para melhorar os meios de socorro marítimos.

Lembramos que já houve um inquérito quando a "Luz do Sameiro" naufragou, o qual acabou por ilibar as entidades envolvidas e propôs um conjunto de medidas que, efectivamente, continuam por implementar.

Lamentando-se os danos e eventual perda da embarcação, esta ocorrência deve lembrar os responsáveis pelo socorro marítimo que é necessário, num país com a extensão de costa como Portugal, um sistema de alerta e de socorro rápido e eficaz, que garanta níveis de segurança aceitáveis de acordo com os padrões internacionais para quem desempenha uma actividade profissional que sabemos ter os seus riscos.

Sem comentários: