quinta-feira, junho 19, 2008

Continua a haver falta de meios no socorro marítimo - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Monumento à mulher do pescador poveiro

Pescadores queixaram-se de defeciências no socorro a náufragos por estas terem demorado quase duas horas a prestar auxílio à tripulação de um pesqueiro que encalhou na praia Norte da Póvoa de Varzim com uma avaria no motor.

O pesqueiro "Viva Jesus", com três pescadores a bordo avariou-se pelas 23:20, tendo efectuado um pedido de socorro via rádio através do canal 16, acorrendo ao local três pesqueiros que, por a embarcação avariada já se encontrar muito perto da costa, não puderam intervir.

Os três pescadores acabaram por ser atirar ao mar e nadar para terra, optando por enfrentar a forte ondulação, convencendo o dono, que pretendia ficar a bordo e tentar salvar uma embarcação que há oito anos custou 150.000 euros e que veio a ser rebocado para o areal com danos graves no casco.

Para o comandante da Polícia Marítima (PM), tudo o que era possível com os meios disponíveis foi feito, admitindo que os mesmos não são suficientes, mas salientou que cinco minutos após o alerta um elemento da PM foi ao local avaliar a situação e na altura os tripulantes já se encontravam fora de perigo, tendo sido enviado um bote salva-vidas que, obviamente, nada podia fazer pelo pesqueiro avariado.

As queixas dos pescadores serão, sobretudo, devido à escassez de meios que permitissem salvar a embarcação, essencial para o seu sustento, e não propriamente quanto ao socorro, dado que nesta vertente será difícil de apurar se os meios enviados seriam ou não eficazes caso fosse necessário ir buscar a tripulação ao navio.

1 comentário:

Reinaldo Baptista disse...

Gostaria era de ver se os Bombeiros tivessem a mesma atitude que a marinha portuguesa, e esta provado que não foi activado qualquer embarcação de socorro ou meio de socorro para salvamento da tripulação, o que existiu foi somente depois Ada televisão aparecer.