quinta-feira, setembro 25, 2008

Sistema geográfico ArcGIS 9.3 apresentado em Portugal


Image Hosted by ImageShack
Éran do novo ArcGIS 9.3

O sistema de informação geográfico ArcGIS 9.3 já começou a ser distribuido a alguns clientes em Portugal, implementando novas caraterísticas sobretudo no campo da estabilidade, da robustez e da interoperacionalidade com outros sistemas.

Entre as principais características desta nova versão do ArcGIS 9.3, encontra-se um suporte melhorado para a exportação de formatos KML, utilizado pelos programas Google Earth e Virtual Earth da Microsoft e a possibilidade de criar "mashups" SIG, com APO JavaScript, destinado a aumentar a interacção dos mapas colocados em "sites".

Também o suporte aos utilizadores foi melhorado através de um novo portal, denominado Resource Center, onde é possível aceder diversos conteúdos "on-line", sistemas interactivos de ajuda e funcionalidades de colaboração.

É evidente a focalização desta versão nos sistemas "on-line", em cooperação com os principais sistemas geográficos disponíveis, bem como na mobilidade, facilitando os trabalhos de campo na área geográfica e suportando uma nova geração de equipamentos que se tem vindo a popularizar.

Os sistemas de informação geográfica têm vindo a ganhar especial importância a vários níveis, inclusivé no planeamento de operações e na elaboração de planos de prevenção de incêndios, sendo ferramentas essenciais na manutenção dos dados permanentemente actualizados, factor essencial para que estes possam ser utilizados em situações críticas, como a coordenação do combate aos fogos.

A implementação e utilização destes sistemas a nível municipal e a sua acessibilidade por parte das entidades ligadas à proteccção civil e às forças de segurança, com partilha de dados a nível nacional, será um dos caminhos a seguir no sentido de tornar Portugal um país mais seguro ao permitir um melhor ordenamento do território e um planeamento e desempenho mais eficaz a nível do socorro.

Sem comentários: